Dj Arjuna: É tempo de se reinventar

É tempo de se reinventar



A área da produção musical tem mudado de maneira impressionante. Não posso dizer que tenha somente evoluído. 

É inegável que a tecnologia não traz somente o “progresso”. Ela traz muita coisa boa, mas também é certo que a correria e a pressa, bem como o deslumbramento com as possibilidades técnicas, têm roubado a “alma” de muitos artistas. A geração dos artistas nascida após a chegada dos CDs, via de regra não consegue se manter muito tempo por várias razões, dentre elas o anseio e a ansiedade por novidades que o mercado e a tecnologia geram em todos nós. 

Já percebeu a quantidade de artistas e bandas de um trabalho só? 

Outro fator decorrente dessa nova era tecnológica é que o artista tem menor controle sobre os destinos de sua produção. Com o barateamento das mídias e a facilidade das duplicações proliferaram os piratas. É verdade que as cópias sempre existiram. Só que, na época dos vinis, elas eram feitas em fitas cassete, e porque tinham qualidade inferior, o vinil mantinha seu espaço intocado. Isso resguardava o artista independente, que mantinha o controle de sua produção. Agora a coisa já não funciona assim. Os piratas entraram na jogada e complicaram a “estabilidade” que os artistas e as gravadoras usufruíam. As cópias são perfeitas e algumas até melhores que os originais.

E o que dizer da internet e sua contribuição nesse processo de espalhar esses trabalhos? É impressionante como as produções são hoje disponibilizadas em sites e blogs especializados sem a devida autorização expressa de seus autores. Uma legislação voltada para a internet que resguarde os direitos autorais ainda está longe de chegar ao seu termo ideal – às vezes até duvido que isso um dia seja possível. Em outras palavras, os artistas perderam o controle sobre suas obras.

Mas, é claro que tudo isso tem o seu lado bom. Artistas desconhecidos hoje tornam-se celebridades por meio do youtube, myspace e outras ferramentas tecnológicas de divulgação. 

São diversas as reações no meio artístico musical. Tem empresas e artistas apavorados com esse novo momento porque vêem a cada dia sua galinha dos ovos de ouro sendo ameçada. Outros, no entanto, tiram proveito disso tudo e tornam suas obras conhecidas por meio da mídia eletrônica, oferecendo seus títulos mediante downloads gratuitos. 

Tanto de um lado, quanto de outro, uma coisa é certa: os artistas e produtores precisam rever suas carreiras e repensá-las. 

Mas, o importante é botar a cabeça para funcionar a curtir esse momento. Não dá para ficar pelos cantos choramingando a relembrando os tempos que já passaram. O lance é tocar a vida pra frente de forma inteligente e sensível, sonhando e ousando no meio artístico, levando arte e vida às pessoas. É preciso descobrir o lado bom de tudo isso e buscar inspiração para produzir trabalhos cada vez melhores, inovadores e fazê-los chegar ao público. 

By GEEZ 

Adaptado do www.blogdorafaelcarvalho.com um super blog que recomendo a todos. 

Design: DLoards | Valid XHTML & CSS